Normalmente, usamos o present perfect iniciando um tópico de uma conversa para perguntar ou contar algo sobre o passado pela primeira vez. Com esse tempo verbal, não damos detalhes sobre o passado; não dizemos quando algo aconteceu.
Nós usamos o simple past para perguntar ou contar algo sobre o passado e damos detalhes, isto é, quando, com quem, onde, como… etc. Em outras palavras, o past simple é mais específico nesse caso.
Sempre que falamos QUANDO algo aconteceu, usamos o simple past. Ele geralmente vem acompanhado de expressões temporais como yesterday, last week etc.
A: Have you been to Luigi’s?
B: Yes, I have.
A: When did you go there?
B: I went last weekend.
A: Who did you go with?
B: I went with some people from work.
Repare que no início da conversa, os interlocutores usaram o present perfect e depois trocaram para o simple past. Isso é muito normal de acontecer, pois o primeiro tempo verbal introduziu o assunto, enquanto o segundo explorou mais detalhes sobre o passado.
Been ou gone
No present perfect, precisamos atentar para uma coisa sobre os verbos been e gone. Como somos influenciados pela nossa língua nativa, tendemos a cometer um erro ao falar e interpretar certas orações. Go é o verbo “ir” em inglês, mas usamos o be em certos casos quando estamos usando esse tempo verbal:
I’ve been to Italy twice.
My sister’s gone to USA to study English.
Been (particípio do verbo be) é usado para expressar que alguém foi e já voltou.
Gone (particípio do verbo go) é usado para expressar que alguém foi e ainda não voltou (ou nem vai voltar).
Mais exemplos:
João has been to Paris. = he visited Pais and came back.
João has gone to Paris. = he went to Paris, and he is in Paris now.
Veja também:
Gostou dessa aula? Deixe um comentário e compartilhe com seus amigos. Clique aqui e compre o meu curso por um preço super acessível e tenha aceso vitalício a centenas de aulas, além de recursos em PDF para download que são atualizados mensalmente. Siga-me no Instagram, Facebook e Twitter!
0 comentário